A importância da vitrine para sua loja

 

 

 A vitrine é uma ferramenta muito importante de comunicação e vendas para o varejo. Ela pode tanto ajudar quanto atrapalhar. Portanto, em primeiro lugar, é preciso ter em mente que vitrine não é gasto e sim investimento.  Ela tem um resultado significativo enquanto vendas e tem toda responsabilidade de formação e manutenção de marca ou mesmo a imagem de sua loja.

O resultado de uma vitrine em vendas pode chegar, muitas vezes, a 70% dos produtos. Imagine se nesta semana sua vitrine esta desorganizada, mal feita, sem atrativo. Você consegue sobreviver com apenas 30% das suas vendas? Por isso a vitrine deve ser utilizada com muita inteligência e expertise no seu negócio.

Para o gerente comercial da Associação Comercial e Industrial de Piedade (ACIP),  Marcos Sanctis, a organização, manutenção e capricho são alguns detalhes que devem ser observados na hora da elaboração da mesma. Segundo ele, a vitrine deve ser um questionamento e uma resposta imediata ao consumidor, pois, tudo ocorre em apenas alguns segundos. Ainda destacou ser importante ter sempre em mente que o cliente e produto são os focos principais na hora de montar uma área de exposição.

 

Alguns pontos positivos de uma vitrine bem elaborada

 

Seu cliente será  atraído pelo seu ponto de venda.

Quem ainda não é cliente, poderá passar a ser se for atraído pela vitrine.

Aumento nas vendas.

 

Pontos negativos de uma vitrine mal elaborada

 

O consumidor não repara o seu ponto de venda, passa despercebido.

Quando olha para a vitrine, desiste de entrar, não foi atraído, vai ao concorrente.

Menos vendas.

 

Seguem algumas dicas para não errar na hora de elaborar sua vitrine

 

Uma vitrine bem feita vai atrair o cliente para dentro da loja  - se ele gostar do que vir na vitrine, são grandes as chances de ele querer entrar e conferir melhor os produtos expostos (e demais produtos).

Uma vitrine bem pensada vai atrair atenção do público certo  - a vitrine precisa estar de acordo e ser coerente com o público que pretende atrair.

Uma vitrine bem montada serve para divulgar ações promocionais  - é comum a prática de promoções com o objetivo de desovar estoque, avisar sobre lançamentos e outras campanhas. E a vitrine é o melhor espaço para fazer a comunicação de ações desse tipo.

Uma vitrine estratégica divulga os produtos chaves da coleção  - não é qualquer produto que merece ganhar o destaque de uma vitrine. E também não vale a pena colocar na vitrine produtos muito bacanas, mas que por outro lado você tenha pouca quantidade em estoque. Isso pode prejudicar a imagem da loja e frustrar clientes.

Uma vitrine elaborada de acordo com a identidade da empresa consegue passar a mensagem correta para os consumidores - sim, porque a vitrine pode ser usada tanto para divulgar produtos como para comunicar o conceito e a imagem da loja.