Livro mostra trajetória de sucesso de Nelson Freire, presidente da ECIL

 

Entusiasta, confiante e lutador. Estas são algumas das muitas qualidades que norteiam a vida do empresário Nelson Peixoto Freire, presidente da ECIL  Produtos e Sistemas de Medição e Controle Ltda., empresa que iniciou seus trabalhos em Piedade no ano de 1975.  Aos 87 anos de idade, bem humorado e esbanjando conhecimento, o engenheiro fala sobre o lançamento do livro The Fighter  - A trajetória do empresário Nelson Peixoto Freire para consolidar uma indústria no Brasil. Ao lado da esposa Dirce de Carvalho Freire, o empresário conta, também, alguns momentos importantes da sua carreira.

 

 


Nelson Peixoto Freire

O título do livro The Fighter (O Lutador)

Ganhei este apelido em duras negociações que mantive com empresários japoneses, que são pessoas firmes e competentes para negociar. Então, também precisei ser firme para negociar as melhores propostas para a minha empresa e, por muitas vezes, tomei posições que nos defendessem, as vezes de forma “acalorada”. Sendo assim, os japoneses diziam que eu era um brigador, um lutador, e me apelidaram de The Fighter. Me considero um batalhador em muitos momentos importantes da minha vida.

A ideia de lançar o livro

A ideia iniciou-se em 2002 pelo jornalista HelvioFalleiros que me acompanhou por cerca de 20 anos, principalmente quando ocupei o cargo de presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) entre 1992 e 1998. O tempo foi passando e em 2008 havia decidido não fazer o livro, mas em 2011 o jornalista me convenceu a retomar a obra, que foi lançada em abril deste ano. 

Livro mostra momentosimportantes da carreira

A obra fala dos meus primeiros passos, aonde nasci, estudei, quando entrei pela primeira vez na Escola Politécnica, o maior centro de informação técnica do país. Lá comecei a voar mais alto, a enxergar mais longe, a ver o mundo que estava lá fora. O livro conta como eu conheci minha esposa. Mostra minha luta no setor industrial e o esforço de uma geração de brasileiros que procuraram assumir um desafio grandioso, o de fazer do Brasil um país industrial. Fala da minha família, da minha trajetória e mostra que sempre busquei conhecimento no setor, com a vontade permanente de criar algo novo.

ECIL

A ECIL era uma empresa comercial do Rio de Janeiro que iniciou seus serviços em 1929. Mantinha escritório em São Paulo com quatro funcionários. Entrei na empresa, ainda como estagiário, em 1955. O gerente de São Paulo se aposentou, foi quando me passaram 15% das ações da empresa, da qual me tornei sócio em 1960. Tive a oportunidade de ficar três meses nos Estados Unidos, época que obtive muitos conhecimentos. Sempre busquei o melhor para o setor e em 1972 comprei a empresa, que iniciou seu funcionamento em Piedade no ano de 1975, numa área de seis alqueires, com a construção do primeiro barracão de 1.250 metros quadrados. Portanto, este ano a ECIL completa 86 anos de existência, sendo 40 anos nesta cidade.

ECIL foi o primeiro laboratório acreditado pelo INMETRO

Temos muito orgulho de ter alcançado muitas de nossas metas também em razão do importante trabalho realizado por toda nossa equipe. Um destes grandes momentos no início da história da empresa foi o fato de a ECIL ser o primeiro laboratório acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O Inmetro certifica que o produto está de acordo com a norma técnica para aquele produto, seja ele siderurgia, papel, celulose, petroquímica, têxtil. Com isso, construímos confiança e credibilidade. Sempre digo que é preciso ousar. Temos que ser The Fighter em várias frentes, não só para negociar, mas para estar em constante busca de conhecimento e de novas tecnologias.

Negociar a tecnologia no Japão

Fomos negociar tecnologia no Japão no momento em que o Brasil buscava alcançar ou chegar próximo da formação tecnológica científica no campo da engenharia que aquele país oferecia. Avançamos, mas ainda estamos longe. Se não conseguirmos, vamos tentar chegar o mais perto possível. É assim que funciona.

Atual situação econômica do país

É o momento mais difícil para a indústria brasileira, principalmente a de transformação. Mas felizmente temos uma alternativa que dá importante suporte  ao país: a agricultura. Não podemos ficar sem duas coisas essenciais: Energia e Alimento. Sem isso não existe vida. Precisamos ser confiantes e acreditarmos que a crise econômica vai passar.

Lançamento do livro

Lançamos o livro no dia 13 de abril de 2015, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Contamos com a presença do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, amigo de longa data, de grandes empresários do setor, presidentes de sindicatos, autoridades políticas, amigos e familiares. Em maio, convidamos importantes representantes do município para receber o livro, que foi autografado e entregue à prefeita de Piedade Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva, ao chefe de gabinete da prefeitura Sérgio Murakawa e ao presidente da Associação Comercial e Industrial de Piedade (ACIP), José Fernando Rosa Maciel e a fornecedores e colaboradores.

Agradecimento e mensagem

Primeiro, quero agradecer minha esposa Dirce de Carvalho Freire, meus filhos Lia Inês de Carvalho Freire Barbarisi (em memória), Léa Silvia de Carvalho Freire, LuisAntonio de Carvalho Freire, Nelson Luis de Carvalho Freire e meu irmão Newton Paulo Freire, que sempre tiveram participação extremamente importante no sucesso da minha vida e da empresa. Para o município, os agradecimentos são extensivos a todos os piedadenses, autoridades políticas e empresariais de diversos segmentos e aos antigos prefeitos, os quais tivemos relacionamento maravilhoso. Sempre fui um desafiador, um lutador. Aprendi que a vida é uma experiência fantástica. Acreditamos que nossa empresa trouxe para esta cidade uma importante mensagem: É possível!

Venda do Livro na ACIP será revertida para o Lar São Vicente de Paulo

O livro está à venda na sede da Associação Comercial e Industrial de Piedade (ACIP) pelo valor de R$ 30,00.

O dinheiro arrecadado será revertido ao Lar São Vicente de Paulo de Piedade. A ACIP está localizada à Rua Fernando Cróccia, 126, Centro. Outras informações pelo telefone (15) 3344-9770.